RESFACIO O RESTAURANTE VIRTUAL

  • COMIDAS DOCES

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

RECEITAS DE SÃO PAULO

Especial Comidas Típicas

Desde 1532 até o Ciclo do Café, os hábitos alimentares de São Paulo não mudaram muito. Os jesuitas começaram a criar animais de pequeno porte e a plantar mandioca, milho, cará e feijão. Frutas como pinhão, jabuticaba, araçá, pitanga e cambuci faziam parte da herança dos índios.
Os bandeirantes que sairam de São Paulo querendo escravizar índios acabaram espalhando uma dieta cheia de feijão, carne-seca e toicinho. Junto com esses, vinham o milho, as frutas e as carnes de aves, a capivara, a anta e o tatu. Tudo isso deu origem ao tradicional prato paulista, virado de feijão.
Além do virado, tinha leitão à pururuca e frango. No interior, dava pra encontrar cuscuz de legumes, mandioca frita, feijão com carne de porco e arroz de carreteiro. São Paulo delegou alguns pratos à outros Estados, como paçoca de carne-seca e arroz com suã. Umas delícias que ficaram até hoje são as pamonhas, curaus e canjicas.
E as sobremesas? Bem, por aqui tem paçoca de amendoim, canjica, marmelada, bananada, doces de batata-doce e de abóbora. Além disso, as compotas fazem grande sucesso, assim como o bolinho de chuva, arroz-doce, biscoito de polvilho, pão de ló e creme de ovos.




SONHO

Ingredientes:
Para a massa
. 1 litro de leite
. 1 xícara (chá) de manteiga
. 1 xícara (chá) de farinha de trigo
. 4 ovos
. 2 xícaras (chá) de óleo (para fritar)
. 1 pitada de sal

Para o recheio
. 500 ml de leite
. 2 colheres (sopa) de maisena
. 1 colher (sopa) de açúcar
. 1 colher (chá) de essência de baunilha

Para polvilhar
. ½ xícara (chá) de açúcar
. 2 colheres (chá) de canela em pó ou a gosto

Modo de preparo:
Faça o sonho: coloque o leite e a manteiga em uma panela e leve ao fogo. Quando levantar fervura, junte a farinha de uma só vez e misture vigorosamente. Quando a mistura soltar do fundo da panela, retire do fogo e deixe esfriar. Acrescente os ovos, um de cada vez, mexendo vigorosamente, até obter uma massa homogênea. Em outra panela, aqueça bem o óleo e, aos poucos, coloque colheradas da massa para fritar. Frite em fogo médio, até dourar bem. Retire com uma escumadeira e coloque sobre papel-toalha, para eliminar o excesso de óleo. Polvilhe com açúcar e canela a gosto. Se quiser, abra os sonhos e recheie com o mingau de maisena. Faça o recheio: em uma panela, misture o leite e a maisena até dissolver totalmente. Leve ao fogo e acrescente os demais Ingredientes. Mexa até engrossar ao seu gosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário